Semeadores da Fé. Tecnologia do Blogger.

domingo, 11 de novembro de 2012

Paulo e Silas na prisão Atos 16:22-34


A multidão que se levantou contra Paulo e Silas, pode representar a multidão que se levanta contra nós através de:

- Sentimentos:
medos, desesperanças, inseguranças, ansiedades e frustrações.

- Problemas:
familires, falta de emprego e doenças.

- Tragédias:
perda de pessoas queridas, violências sofridas, acidentes e a desistabilidade da natureza(enchentes, desbarrancamentos, etc)

As consequências do que essa multidão traz pra nós são como:

- Vestes resgadas:
que fazem nos sentirmos nus, impotentes, inferiores, desamparados, sozinhos e sem o controle da nossa vida.

- Açoites:
que nos deixam atormentados, perturbados, desorientados, machucados, sem forças, com cicatrizes e traumas.

- Prisão e tronco:
que fazem nos sentirmos sem esperança, solitários, não conseguimos enxergar a saída, ficamos desacreditados e perdemos a vontade de lutar pela vida enleados e amarrados em nossas dificuldades.


Quando nos parecemos com Paulo e Silas, cremos que há um Deus maior do que todas essas coisas. Mesmo que os sentimentos, problemas e tragédias nos sobrevenham, não nos entregamos à eles.

Paulo e Silas mesmo machucados e com dores, encontraram forças no Senhor para orar e louvar. Foram injustiçados, presos como homens perigosos sendo homens pacíficos e de bem. Nada do que lhes aconteceu pode tirar o louvor e adoração dos seus lábios.

Enquanto eles louvavam ao Senhor naquela cela, outros presos os escutavam.

Esses outros presos podem representar pra nós aquelas pessoas que nos rodeiam, que não seguem á Cristo, mas que passam pelas mesmas dificuldades que passamos. Enquanto louvamos e oramos essas pessoas podem ver a diferença em nós. Sabemos que como seres humanos e pecadores também sofremos as aflições deste mundo, porém temos algo que nos motiva a continuar. Temos Jesus que anda conosco e faz toda a diferença. Como diz em salmo 23:4 "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque tú estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam".

Enquanto não desistimos de louvar ao Senhor, ele nos mostra o seu poder.

A libertação de Paulo e Silas veio de uma forma inesperada, surpreendente e sobrenatural. Eles não clamavam por libertação, somente adoravam orando e louvano ao Senhor.

O terremoto que abalou as estruturas daquela prisão, vemos como a mão do Senhor que vem sobre nós e nos mostra o caminho, o livrammento, a cura, a libertação. Nem sempre será do jeito como pensamos ou esperamos, como foi ali.

O poder do Senhor quebrou as correntes e foram abertas as portas da prisão.
Quando adoramos mesmo em circunstâncias desfavoráveis o Senhor traz solução às nossas causas.

Os outros presos que estavam ali com Paulo e Silas quando as correntes foram soltas, não fugiram. Eles não eram seguidores de Jesus, pelo contrário, eram homens maus e perigosos, mas se juntaram à Paulo e Silas pois puderam comtemplar o quanto "o Deus deles" era poderoso.Da mesma forma as pessoas que nos rodeiam creem que o Deus que servimostem poder. Uma prova disso os pedidos que fazem á nós, de oração e visita, e a participação em cultos e campanhas. Em meio à dificuldade sempre recorrem á nós.

Algumas dessas pessoas são alcançadas por Jesus através da nossa vida e testemunho, como aquele carcereiro e sua família. Podemos ver que assim que ele creu em Jesus já houve uma transformação no seu coração. Como carcereiro, foi ele quem prendeu Paulo e Silas, pode ser até que os tenha negado alimento, zombado deles e os ferido, mas depois que creu em Jesus vemos que ele cuidou deles e lavou-lhes as feridas.

Assim também é conosco, quando as pessoas veem o poder de Deus em nossa vida, mudam a forma de enxergar. Aquele que era alvo de críticas e zombarias, torna-se testemunho vivo da glória de Deus.

Com tudo isso nós podemos ver a importância de adorar e louvar á Deus mesmo quando as circunstâncias são ruins ou desesperadoras. Mesmo havendo cadeias e correntes, nada pode aprisionar a nossa voz e o nosso louvor à Deus.

O poder do Senhor pode quebrar qualquer cadeia, correntes e grilhões. Pode abrir prisões e portas. Pode nos libertar, curar e nos fazer vitoriosos nele.

0 comentários :

Postar um comentário